top of page
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_22.JPG
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_23.JPG
JuliaRaiz _ Cred Fot Luana Navarro_24.JPG
Oi, eu sou a Julia! Obrigada por estar aqui!

Nasci em São Paulo (SP) em outubro de 1991 e cresci entre Ibiúna e a feira do Parque Água Branca na Barra Funda, onde minha mãe trabalha há quase 30 anos. Desde cedo, acompanho minha mãe na luta pela agricultura familiar e de pequenos produtores dentro da AAO (Associação de Agricultura Orgânica).

Em 2009, fui morar com a outra parte da minha família no norte do Paraná, Maringá, para fazer o curso de Letras - Português na UEM. Em 2013, me mudei para Curitiba e continuei minha formação na área. Fiz especialização em Literatura e História Nacional (UTFPR), mestrado e doutorado em Estudos Literários (UFPR). Minha tese é a apresentação da tradução comentada de ensaios da escritora Anne Carson. Os principais interesses da pesquisa são: estudos feministas da tradução e o ensaio literário como estratégia pedagógica.

Já dei aula de português, produção textual e literatura de tudo quanto é jeito: em cursinho popular, em escola particular, em escola pública, em escola de português para pessoas estrangeiras. E também indo na casa das pessoas para dar aula de reforço, redação para concurso, pré-vestibular. Já dei aula para 1 pessoa por vez e já entrei em sala com 100. 

Desde que cheguei em Curitiba, faço muita coisa em coletivo. Em 2015 abri a firrrma de poesia Totem & Pagu, co-editada até 2023 com a poeta e artista visual, Natasha Tinet. Em 2017, me juntei com Emanuela Siqueira e be rgb e formamos o site Pontes Outras, exclusivo de tradução de literatura escrita por mulheres e pessoas não-binárias. Com Manu e be publiquei meus primeiros trabalhos de tradução e ofereci oficinas de tradução e crítica literária feminista.

Também em 2017 me juntei com o coletivo de escrita Membrana, com quem tenho a sorte de me encontrar para ler/escrever/inventar em coletivo. Lançamos quatro publicações (envelope Membrana, zine Corja!, zine BRA_IL e a antologia Chão Brasil), damos oficina, participamos de feiras de publicações e outros eventos culturais. 

No final de 2021, fui eleita Conselheira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura com mandato até 2023.

Atualmente, estou Coordenadora do PMLLLB - Curitiba (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) de 2024 a 2026. Meu trabalho envolve escrita, oficina, tradução, performance, curadoria e mediação. Me entendo como uma trabalhadora da escrita!

Minibio:
 

Julia Raiz é escritora, tradutora e agitadora cultural, com prática em ações performativas em literatura. Doutora em estudos literários (UFPR), oferece oficinas de escrita há dez anos. Atualmente, coordena o PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) de Curitiba, promovendo políticas públicas na área. Publicou os livros Diário: a mulher e o cavalo (1ª ed. 2017, 2ª ed. bilíngue 2023, Telaranha), Metamorfoses do Sr. Ovídio (Arte e Letra, 2022) e Bebê tem fascinação por lâmpadas (Chão da Feira, 2024). Sua escrita transita entre poesia, prosa e ensaio. Para saber mais: juliaraiz.com.br | @julia.raiz

Créditos
Fotos: Luana Navarro
​Colagem: Isadora Fernandes
bottom of page